Passatempos Online

Home » News » “Em dezembro de 2021, nos Cinemas portugueses…”

“Em dezembro de 2021, nos Cinemas portugueses…”

A revolução começa HOJE! Há filmes para todos os tamanhos. Grandes. Gigantes. Lendários. E muitas surpresas. Ou não fosse (quase) Natal!

O impossível vai mesmo acontecer. 22 anos e duas sequelas algo insonsas depois, THE MATRIX RESURRECTIONS promete recuperar toda a magia e insanidade que revolucionaram para sempre o Cinema de ação e ficção científica. A opção entre o comprimido azul ou vermelho é, agora, um mero proforma porque Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss estão de volta (a Neo e Trinity) e tudo o mais é secundário. Com a promessa do “final feliz” e a certeza do início de uma nova saga pela mão de Lana Wachowski. Aguenta coração!

Os presentes não se ficam por aqui. Depois de um trio de “experiências” aquém das expetativas, o Universo Marvel (neste caso em parceria com a Sony) volta à carga. O Multiverso parece mais evidente que nunca, cabendo a Peter Parker e ao Dr Strange garantir que tudo faça (pelo menos um pouco de) sentido. SPIDER-MAN: NO WAY HOME promete mais e (ainda) melhor com mais heróis, vilões e a certeza que Tom Holland, Zendaya e, naturalmente, Benedict Cumberbatch estão de pedra e cal no MCU.

Continuamos em sintonia com a quadra natalícia. E se o Amor é a nota dominante por esta altura, CLIFFORD THE BIG RED DOG não podia ser Maior! A adorável série literária de Norman Bridwell tem a sua primeira experiência cinematográfica com um filme por demais adorável, carinhoso e fofo, quando um cachorro de tons avermelhados se revela um autêntico tropeção com 3 metros de altura. Jack Whitehall e Darby Camp dão a cara pelos humanos, mas a estrela do filme é obrigatoriamente o trabalhão beagle de cor vermelha, com uma propensão acima da média para se meter em alhadas.

Prosseguimos no género preferido da pequenada com mais um ternurento e super divertido filme de animação. SING 2 dá continuidade à história dos amigos artistas, cujo sonho de pertenceram ao mundo do espetáculo se depara com novos desafios e aventuras. Desta vez o koala Moon tem planos estratosféricos que incluem um tal de Clay “Bono Vox” Calloway. As músicas estão lá. A cor e animação, também. A história promete e a diversão está garantida. Your Song Saved My Life!… e está tudo dito.

Depois de uma estreia inspiradora e de uma sequela desestabilizadora, a saga da responsabilidade de Matthew Vaughn puxa a fita atrás para contar a origem desta sociedade de cavalheiros diligentes e implacáveis, em THE KING’S MAN. Com a I Guerra Mundial como pano de fundo, Ralph Fiennes e o jovem Harris Dickinson assumem pleno protagonismo neste filme de ação e aventura, repleto de elegância e cavalheirismo (em tempos de Guerra!). Com a promessa de recuperar o espírito inicial da saga (e fazer esquecer a sua sequela), este pode muito bem vir a ser a grande surpresa da temporada.

Paul Thomas Anderson é o responsável pelo inigualável Magnolia (que muitos vocês não reconhecem, mas deviam!) e por uma série de outros filmes amados pela crítica e rejeitados pelo Doces ou Salgadas?. Esta relação de Amor/Ódio tem direito a novo capítulo com LICORICE PIZZA. Este coming-of-age sobre dois amigos de infância (Alana Haim e Cooper Hoffman) que tentam singrar no mundo do espetáculo ao mesmo tempo que lidam com a evidente atração que sentem um pelo outro, em plenos anos 70, faz lembrar muito o Cinema de Richard Linklater, o que é sempre bom e recomendável, especialmente se houver talento para transformar a banalidade do nosso quotidiano em pequenas pérolas do Cinema. Falta apenas saber se, desta vez, PTA se esquece dos “gregos” e opta por agradar aos “troianos”.

De Mestre, para Mestre. Almodóvar está igualmente de regresso, com um filme menos pessoal do que os anteriores, mas com uma temática (a maternidade) que lhe é bastante querida. Penélope Cruz e Milena Smit são MADRES PARALELAS, duas mulheres com histórias de vida bastante distintas que irão partilhar o quarto da maternidade de forma decisiva para as suas vidas. Pedro interliga intriga e emoções, num filme profundamente político, social e humano, mas com um desenlace surpreendente. O normal da sua obra, portanto.

Continuamos na senda dos Oscars com um dos mais mediáticos remakes da história do Cinema. Steven Spielberg recupera para o século XXI, um dos clássicos imortais da 7ª arte, ao apresentar a sua visão contemporânea de WEST SIDE STORY. O musical agora protagonizado por Ansel Elgort e Rachel Zegler, nos papéis de Tony e Maria, promete recuperar toda a magia e intensidade do amor proibido entre dois jovens de famílias rivais, numa Nova Iorque efervescente em meados dos anos 50. A fasquias está nos píncaros, e tudo é possível!

As maiores produções da Netflix continuam a estrear primeiros nos Cinemas nacionais. Depois de Red Notice, é agora a vez de DON’T LOOK UP, comédia dramática de Adam McKay (The Big Short, Vice). Com um elenco de luxo, liderado por Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence, o filme conta ainda com Meryl Streep, Jonah Hill, Tyler Perry, Cate Blanchett, Mark Rylance ou Timothée Chalamet. Um asteroide encontra-se em rota de colisão com a Terra e por mais alarmante que isso possa ser, a opinião pública não parece muito interessada em acompanhar e resolver esse “problema”. Sátira aos dias de hoje, filme catástrofe ou a mais pura loucura? Eis a questão!

Não é fácil encontrar alguém que não conheça (de nome) Gustave Eiffel, mas, seguramente, poucos conhecerão a sua história de vida e, em maior detalhe, o intenso processo de conceção e construção da mítica torre parisiense que herdou o seu nome. O filme de Martin Bourboulon (Papa ou Maman, e respetiva sequela) conta com Romain Duris como protagonista de toda uma inacreditável História que dará a conhecer aos espetadores um pouco de quem afinal foi EIFFEL. Estamos em finais do século XIX e a Exposição Mundial promete mudar a forma como vemos o Mundo… e Paris nunca mais voltará a ser a mesma!

Nota final para DE GAULLE cuja estreia prevista e antecipada em NOVEMBRO foi, agora, confirmada para este mês.

Clifford – O Cão Vermelho, The King’s Man – O Início, Licorice Pizza, West Side Story e Não Olhem para Cima são distribuídos pela NOS Audiovisuais.
Cantar 2, Matrix Resurrections e Eiffel são distribuídos pela Cinemundo.
Homem-Aranha: Sem Volta a Casa é distribuído pela Big Picture Films.
Mães Paralelas é distribuído pela PRIS Audiovisuais
De Gaulle é distribuído pela Outsider Films

Comments

Leave a Reply

%d bloggers like this: